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O que a Bilhetagem Eletrônica?
R.: é um sistema eletrônico que agrega um validador à catraca. Este validador controla e libera todos os giros da roleta. As informações coletadas pelo validador são transmitidas a um computador central através de tecnologia GPRS/GSM. Com esta metodologia é possível saber quantos são os usuários/dia de cada categoria, o que possibilita um maior controle do equilíbrio oferta/demanda, além de controlar o mau uso de gratuidades e subsídios no transporte.

Quais são as principais vantagens para o usuário e para o sistema?
R.: A Bilhetagem Eletrônica garante mais agilidade no momento de embarque e desembarque de passageiro. Também possibilita em caso de perda ou roubo do cartão que os créditos não utilizados sejam recuperados, depois de comunicação oficial ao Ponto de Venda Central. Oferece também:
- Fiscalização e controle de todas as categorias de usuários;
- Mais segurança para passageiros e operadores, com a diminuição da circulação de valores dentro dos ônibus;
- Moralização do sistema, com benefício para quem realmente tem direito, evitando fraudes;
- Controle do equilíbrio oferta/demanda dos serviços prestados;
- Comodidade na compra e recarga de créditos (passagens).

Como usar o Congonhas Card?
R.: O cartão possui um chip inteligente, que incorpora alta tecnologia a uma maneira fácil e segura de usar. Tudo sem complicação e com muito mais rapidez.
O seu Congonhas Card armazena créditos de passagem, igualzinho ao cartão telefônico que você já conhece. Quando entrar no ônibus é só você passar o Congonhas Card no validador, aquele aparelho que fica ao lado da roleta. O equipamento vai "ler" o seu cartão, descontar um crédito de passagem e liberar a roleta imediatamente.  Acaba aquela história de ficar esperando o troco, de carregar moedinha e papelzinho pra lá e pra cá. O embarque no ônibus fica mais rápido e a vida muito menos complicada.

Eu vou precisar ter um cartão para a empresa e outro para mim?
R.: Não, o Congonhas Card é pessoal, pertence a pessoa, e não à empresa para a qual trabalha. No mesmo cartão poderão ser colocados os créditos referentes aos vales-transporte que o trabalhador tem direito e também outros créditos que este usuário deseje adquirir para seus demais deslocamentos no sistema de transporte coletivo.

O cartão terá custo para o usuário?
R.: Não. A primeira via do cartão é cedido ao usuário em forma de comodato, devendo o usuário zelar pela integridade do cartão. Se bem cuidado e utilizado, o seu prazo de validade é indeterminado. Atenção: Em caso, de perda, roubo ou dano ao cartão, será cobrada a emissão da segunda via e outras vias subseqüentes. Por isso não dobre, não molhe, não amasse, não fure e não exponha o cartão ao calor.

Onde será o posto de distribuição e recarga de créditos?
R.: O posto de venda será na Praça Quintino Vargas, s/nº, bairro Santa Mônica – Terminal Rodoviário de Congonhas, guichê Viação Profeta. Para os estudantes e aqueles que recebem vale-transporte dos empregadores a recarga poderá ser realizada a bordo do veículo.

Como efetuar a recarga de créditos?
A empresa onde você trabalha libera seus créditos automaticamente. Todos os meses o empregador adquire os créditos de passagem e agenda um dia para que eles sejam disponibilizados ao empregado. Depois é só você fazer a recarga dentro dos próprios ônibus. Para recarregar basta que você aproxime o Congonhas Card do validador, se os seus créditos estiverem liberados o cartão será recarregado automaticamente.

As empresas terão atendimento diferenciado?
R.: Sim. Com seus empregados já cadastrados no sistema as empresas poderão através de um módulo chamado VTC que será instalado em sua sede, gerar os pedidos de recarga e enviar para a empresa de transporte.

A Bilhetagem Eletrônica causará desemprego?
R.: Não. Os cobradores têm um papel fundamental neste novo processo. Os cartões Vale transporte, Estudante e Especial só dão garantia de acesso ao ônibus depois que o trocador conferir a foto impressa no cartão e autorizar a passagem do usuário, já que ambos são pessoais e intransferíveis. Além disso, a Bilhetagem Eletrônica não tira o direito daqueles usuários que preferem fazer o pagamento em dinheiro.
 
Onde conseguir outras informações?
R.: As dúvidas poderão ser esclarecidas por telefone no número 31 37311281, no endereço eletrônico www.viacaoprofeta.com.br ou por e-mail congonhascard@viacaoprofeta.com.br.